O controle de estoque é uma das atividades mais desafiadoras em um empreendimento, que exige muita atenção e disciplina.
Por esse motivo, alguns segmentos possuem uma maior necessidade em estabelecer um sistema eficiente de cadastro de produtos, como por exemplo o varejo.
Cadastrar as mercadorias de sua empresa te dá acesso fácil a informações como:
- Nomes dos produtos;
- Número individual de identificação;
- Descrição geral dos produtos (peso, tamanho, volume, etc.);
- Custo unitário;
- Nome do fornecedor;
- Preço de venda;
- Dados fiscais.
Investir em um processo estruturado para gestão e realização dos cadastros de produtos faz a diferença dentro de uma organização e é capaz de minimizar gargalos, aproximar as áreas internas e agilizar a liberação dos produtos para consumo de seus clientes.
Em que o Cadastro de Produtos pode beneficiar seu negócio?
Quando falamos em cadastro de produtos a primeira palavra que vem à nossa mente é organização, visto que através dela é possível otimizar sua produtividade e resultados. Entretanto, outras vantagens podem ser percebidas para além desta.
Contar com uma funcionalidade como o cadastro de produtos traz diversas prerrogativas como:
- Controle de custos;
- Gestão de produtos;
- Cadastro de produtos personalizado;
- Maior agilidade para a contabilização dos produtos;
- Aumento da produtividade da equipe;
- Redução de impressões, troca de papéis e comunicação informal.
Esse processo contribui principalmente quando é preciso otimizar a logística, sistematizando seu estoque, bem como, mantendo os dados atualizados e ampliando sua gestão sobre a entrada e saída de mercadorias.
Passo a passo para um Cadastro de Produtos eficiente
Quanto maior a extensão de um estoque, maior a necessidade de investir em ferramentas para seu controle.
Por esse motivo, é importante fazer do gerenciamento de estoque uma rotina na sua empresa, bem como, preocupar-se em manter o cadastro de produtos sempre atualizado.
A falta de informação pode gerar transtornos difíceis de contornar. Agora você provavelmente está se perguntando “Mas por onde eu começo?” “Quais informações devem constar no meu cadastro?”
A seguir elencamos alguns passos essenciais como:
- Utilize código de barras no produto
O código de barras funciona como uma espécie de RG da mercadoria, através dele, é possível que gestores e equipes tenham controle de entrada e saída dos itens.
Além disso, este recurso permite esclarecer qualquer dúvida acerca das informações sobre um produto, bem como, o preço de custo ou o fabricante da mercadoria, uma vez que, todas as informações relevantes estarão integradas a um sistema.
- Categorize os produtos
Um importante passo neste processo é a categorização de mercadorias, através dela é possível entender melhor seus produtos, ter um maior controle sobre seu estoque, assim como identificar possíveis falhas na administração.
Categorizar seus produtos contribui diretamente com um atendimento mais ágil e eficiente.
- Mantenha um padrão na hora de classificar seus itens
Uma etapa fundamental durante o cadastro de produtos é a padronização na classificação das mercadorias.
Padronizar os produtos também proporciona uma maior agilidade na execução das tarefas, minimizando os riscos de a empresa deixar de lado informações importantes sobre aquele item.
Utilizar imagens como recurso de identificação é uma excelente estratégia, visto que possibilita uma visão mais ampla e clara de seu estoque.
Em poucas palavras, realizar o cadastro de produtos de sua empresa requer disciplina e paciência, a inobservância de certos detalhes pode impactar negativamente seus resultados, por esse motivo, investir em softwares de gestão pode otimizar este processo, tornando-o ainda mais dinâmico e eficiente para seu negócio.