Mesmo com o advento da tecnologia, embora haja cada vez mais informações disponíveis, muitas pessoas ainda iniciam um negócio sem se preocupar com uma boa gestão orçamentária. O que futuramente gera diversos problemas de cunho financeiro, tributário, chegando a declarar falência na maioria dos casos.
Ao contrário do que se pensa, a gestão orçamentária não possui relação com orçamentos de venda, mas sim com métodos de administração, através do uso de ferramentas e do planejamento financeiro baseado nos recursos de uma empresa ao longo de um período de tempo.
Um bom planejamento financeiro, em regra, é realizado ao final do ano de cada ano. Entretanto, a gestão desse planejamento pode ser feita mensal, trimestral, semestral ou anualmente, conforme a necessidade, a técnica escolhida para fazer o gerenciamento e o modelo de negócio.
Conceitos importantes relacionados à gestão orçamentária
Quando falamos em uma gestão orçamentária eficiente, é fundamental que o gestor esteja a par dos principais termos técnicos da atividade. A seguir listamos alguns deles:
- Budget
Budget consiste no orçamento estático de um negócio. Refere-se a todo o processo realizado em uma gestão orçamentária para a disponibilização dos recursos financeiros para os diversos departamentos e metas da organização.
Trata-se de uma ferramenta de gestão indispensável para o bom funcionamento de qualquer negócio. Trata-se de um documento que contém informações detalhadas sobre os gastos e as receitas da empresa durante determinado período.
- Forecast
Forecast é o recurso da gestão orçamentária que permite ajustes no orçamento macro (budget) durante sua execução, com a estimativa de receitas e despesas para um determinado período, a distribuição destas despesas ocorre ao longo de 12 meses.
Nesse caso, a estratégia consiste em olhar para o negócio como um todo, de maneira que os ajustes sejam coerentes com o planejamento da empresa.
- Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE)
O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório contábil que apresenta todos os resultados das operações financeiras da organização referente a um determinado período, que serão analisadas pelo gestor operacional, responsável por direcionar os eventuais esforços da empresa.
Objetivos da gestão orçamentária
O principal objetivo dessa ferramenta é administrar os recursos financeiros de uma organização, direcionando e distribuindo seu capital de maneira adequada conforme as necessidades da instituição.
Outros importantes objetivos importantes de uma gestão orçamentária são:
- aumento de faturamento;
- desenvolvimento estruturado da empresa;
- interação e engajamento de colaboradores;
- garantia do pagamento de passivos, dívidas e salários;
Planejamento e organização são tudo para uma empresa que deseja ser bem sucedida, especialmente em relação ao departamento financeiro, base para todos os outros.
Por que fazer uma gestão orçamentária?
Muito além de diagnosticar e organizar as finanças futuras de um negócio, auxiliar no fluxo de caixa e alocar recursos, a gestão orçamentária é uma ferramenta fundamental que permite às empresas:
- Medir performance
Através da gestão orçamentária é possível comparar os processos operacionais passados e presentes analisando o desempenho da organização.
- Cumprir os objetivos
A gestão orçamentária possibilita que as empresas criem planos e estratégias de desenvolvimento. Visto que, o planejamento orçamentário garante o alinhamento necessário para atender às metas de receita e lucro.
- Melhorar as decisões
Um orçamento bem definido permite que os gestores tomem decisões mais assertivas, uma vez que possuem conhecimento sobre a saúde financeira da empresa.
- Identificar e mitigar riscos
Os resultados obtidos em cada gestão orçamentária, representam um valioso material, a coleta desses dados possibilita que os gestores façam comparações com relação a gastos anteriores e reservas de despesas atuais, de maneira que as empresas identifiquem potenciais problemas e criem soluções preventivas.
Benefícios da gestão orçamentária
Uma gestão orçamentária eficiente e adequada pode ser grande aliada da sua empresa, por isso, bem como, trazer diversos benefícios para seu negócio, a seguir listamos alguns deles:
- definição de metas e objetivos;
- utilização perspicaz de recursos financeiros;
- previsibilidade de cenários futuros;
- medidas de prevenção de riscos;
- informações documentadas;
- agilidade na identificação de problemas;
- minimização de prejuízos e desvios;
Em outras palavras, fica clara a importância de um bom gerenciamento orçamentário, pois além de impactar seus resultados, é benéfico para a pessoa jurídica, através da redução de custos, atuando na saúde financeira da companhia e no desenvolvimento empresarial do negócio.