Precisa ter um melhor controle sobre os processos do seu negócio? A gente te mostra como.
Um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer negócio é a organização. Pensando nisso, estratégias como checklist ou auditoria podem ser grandes aliadas para uma gestão de sucesso.
O processo de auditoria tem como foco inspecionar e analisar determinadas atividades desenvolvidas por uma empresa e se estas estão em conformidade com o estabelecido, garantindo a eficácia do processo como um todo.
A auditoria apresenta duas modalidades: interna, realizada dentro da própria empresa, pessoa ou setor específico criado para executar a fiscalização. E externa, realizada por empresa contratada ou profissional, de maneira terceirizada, ambos devidamente qualificados para tal.
Dentro deste processo, o checklist surge como ferramenta essencial de organização, mesmo em suas versões “a moda antiga” como papel ou formatos de planilhas simples.
Criando um checklist
Um checklist nada mais é do que uma versão atualizada de lista de verificação, entretanto, não basta apenas criá-lo é necessário que este cumpra a função a que se propõe.
Dessa maneira, é preciso se atentar a determinados pontos, bem como, saber explorar os recursos que ele disponibiliza, como por exemplo:
- Definir o que será verificado de forma clara e completa
- Especificar a frequência de realização de checklists
- Defina os responsáveis pelas operações
Uma sugestão durante a criação de sua lista é realizar testes, a fim de identificar possíveis desacertos e saná-los, antes de colocar uma versão oficial em prática.
Os erros nesse caso, funcionam como indicadores que rumo a um melhor aproveitamento deste recurso, portanto, não se desespere!
Inicialmente, investir em um sistema de checklist pode não parecer uma ideia vantajosa, mas a longo prazo, a implementação de processos mais atualizados podem influenciar até mesmo na redução de custos do seu negócio. Mas e quando falamos em “softwares de checklist” ou “checklist online”? Quão vantajosa essa ferramenta digital pode ser para seu negócio?
Vantagens do checklist online
O checklist nada mais é do que uma versão atualizada de lista de verificação. Com o mercado atual cada vez mais exigente, é preciso buscar soluções cada vez mais rápidas, o que faz com que a tecnologia seja uma grande aliada nesses processos.
No caso dos checklist online, por exemplo, trata-se de uma estratégia mais ágil e eficiente, que proporciona muito além de um direcionamento na gestão das atividades, mas um aumento na produtividade de sua equipe, minimizando as incidências de erros e retrabalho.
Alguns outros benefícios do checklist online
- Redução de gastos com suprimentos;
- Coletar dados para uma tomada de decisão mais precisa.
- Armazenamento e rastreamento de dados e informações;
- Registrar tarefas, incluindo a ordem que devem ser entregues;
- Realizar inspeções e verificações em produtos ou setores;
- Analisar a localização de defeitos – verificando suas causas;
Em poucas palavras, tanto o checklist quando a auditoria tem como finalidade a otimização de resultados através da organização e do controle de atividades de um negócio, especialmente nos casos em que estas são realizadas simultaneamente, frequentemente e possuem prazo para serem cumpridas, por esse motivo, investir em ferramentas como essas pode ser uma grande aliada para sua empresa.