Pular para o conteúdo

Davinti

Início » Checklist e Auditoria: aliados de sucesso

Checklist e Auditoria: aliados de sucesso

Precisa ter um melhor controle sobre os processos do seu negócio? A gente te mostra como. 

Um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer negócio é a organização. Pensando nisso, estratégias como checklist ou auditoria podem ser grandes aliadas para uma gestão de sucesso. 

O processo de auditoria tem como foco inspecionar e analisar determinadas atividades desenvolvidas por uma empresa e se estas estão em conformidade com o estabelecido, garantindo a eficácia do processo como um todo. 

A auditoria apresenta duas modalidades: interna, realizada dentro da própria empresa, pessoa ou setor específico criado para executar a fiscalização. E externa, realizada por empresa contratada ou profissional, de maneira terceirizada, ambos devidamente qualificados para tal. 

Dentro deste processo, o checklist surge como ferramenta essencial de organização, mesmo em suas versões “a moda antiga” como papel ou formatos de planilhas simples. 

Criando um checklist

Um checklist nada mais é do que uma versão atualizada de lista de verificação, entretanto, não basta apenas criá-lo é necessário que este cumpra a função a que se propõe.

Dessa maneira, é preciso se atentar a determinados pontos, bem como, saber explorar os recursos que ele disponibiliza, como por exemplo:

  • Definir o que será verificado de forma clara e completa
  • Especificar a frequência de realização de checklists 
  • Defina os responsáveis pelas operações 

Uma sugestão durante a criação de sua lista é realizar testes, a fim de identificar possíveis desacertos e saná-los, antes de colocar uma versão oficial em prática. 

Os erros nesse caso, funcionam como indicadores que  rumo a um melhor aproveitamento deste recurso, portanto, não se desespere!

Inicialmente, investir em um sistema de checklist pode não parecer uma ideia vantajosa, mas a longo prazo, a implementação de processos mais atualizados podem influenciar até mesmo na redução de custos do seu negócio. Mas e quando falamos em “softwares de checklist” ou “checklist online”? Quão vantajosa essa ferramenta digital pode ser para seu negócio?

Vantagens do checklist online

O checklist nada mais é do que uma versão atualizada de lista de verificação. Com o mercado atual cada vez mais exigente, é preciso buscar soluções cada vez mais rápidas, o que faz com que a tecnologia seja uma grande aliada nesses processos.

No caso dos checklist online, por exemplo, trata-se de uma estratégia mais ágil e eficiente, que  proporciona muito além de um direcionamento na gestão das atividades, mas um aumento na produtividade de sua equipe, minimizando as incidências de erros e retrabalho.

Alguns outros benefícios do checklist online 

  • Redução de gastos com suprimentos;
  • Coletar dados para uma tomada de decisão mais precisa.
  • Armazenamento e rastreamento de dados e informações;
  • Registrar tarefas, incluindo a ordem que devem ser entregues;
  • Realizar inspeções e verificações em produtos ou setores;
  • Analisar a localização de defeitos – verificando suas causas;

Em poucas palavras, tanto o checklist quando a auditoria tem como finalidade a otimização de resultados através da organização e do controle de atividades de um negócio, especialmente nos casos em que estas são realizadas simultaneamente, frequentemente e possuem prazo para serem cumpridas, por esse motivo, investir em ferramentas como essas pode ser uma grande aliada para sua empresa.

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?