É muito comum no meio empresarial que o termo “concorrência” seja visto como algo negativo, e que os concorrentes sejam vistos como adversários. Nesse post mostraremos como é possível usar a concorrência a seu favor.
Entende-se por concorrente aquele que vende determinado produto para o mesmo público que você (desconsiderando-se da categoria aqueles que vendem o mesmo produto para públicos diferentes).
A concorrência pode ser um importante norteador para o seu negócio e, se usada da maneira correta, possibilita a identificação de pontos de melhorias e desenvolvimento de produtividade.
Definição e modalidades
Por definição, concorrência é quando uma empresa possui uma linha de produtos ou serviços com a mesma faixa de preço e nicho que o seu, atuando no mesmo ponto de venda.
A concorrência perfeita ou leal é aquela considerada por economistas como a que apresenta um maior índice de oferta e procura, exercida em conformidade com os limites da boa-fé e da lealdade sendo essencial para o desenvolvimento de um negócio. Havendo um equilíbrio entre os que participam deste mercado.
Em contrapartida, na concorrência imperfeita ou desleal, há um desequilíbrio no fator oferta-procura, de maneira que uma das partes exerça domínio sobre o mercado.
Essa modalidade de concorrência normalmente ocorre de diversas maneiras, como por exemplo:
Monopólio: Uma única organização exerce domínio sobre um mercado, estabelecendo valores, a qualidade, a quantidade e tudo o que advir dele.
Oligopólio: O mercado é comandado por um pequeno grupo empresarial, assim como no monopólio, possuem em suas mãos todas as decisões referentes àquele mercado/produto.Monopsônio: ao contrário do monopólio, o domínio sobre o preço do item é exercido por um comprador.
Por que estimular a concorrência?
Por se tratar de um estado dinâmico do mercado, sua principal função é estimular a eficiência, a melhoria e a qualificação, com vista à maximização dos seus ganhos e ao aproveitamento de seus recursos disponíveis, perceba como os fabricantes buscam sempre produzir algo novo, com novas tecnologias.
No entanto, é importante lembrar que quando falamos em estimular, nos referimos a concorrência leal, que as empresas conquistam o mercado por seus caracteres positivos ganham, conquistam o mercado pelo melhor preço, marca, marketing, produtos e afins.
Princípio da livre concorrência
A Lei prevê no artigo 170 da Constituição Federal, o princípio da livre concorrência, o qual considera ser basilar no estabelecimento da ordem econômica, bem como, consiste na possibilidade dada a qualquer pessoa de explorar qualquer atividade econômica, sem inviabilizar a concorrência das demais pessoas ou empresas.
Diversas vantagens podem advir da prática legal dessa dinâmica como:
- Conhecer melhor seu público alvo
- Fazer uma análise qualitativa do seu produto
- Investir em inovações tecnológicas
- Investir em treinamento pessoal
- Ampliar sua visão em diversos setores, como atendimento, marketing, produção
- Impulsiona a implementação de ferramentas e estratégias que contribuam com a otimização da produtividade
A concorrência pode ser um excelente material de estudo nas etapas de planejamento e de gerenciamento de suas vendas, também conhecidas como “análise de mercado”. Através dela é possível identificar riscos e ou oportunidades que podem influenciar diretamente no seu negócio, considerando o que faz sentido para sua estratégia.