Pular para o conteúdo

Davinti

Você sabia que a concorrência pode trazer benefícios ao seu negócio?

É muito comum no meio empresarial que o termo “concorrência” seja visto como algo negativo, e que os concorrentes sejam vistos como adversários. Nesse post mostraremos como é possível usar a concorrência a seu favor. 

Entende-se por concorrente aquele que vende determinado produto para o mesmo público que você (desconsiderando-se da categoria aqueles que vendem o mesmo produto para públicos diferentes).

A concorrência pode ser um importante norteador para o seu negócio e, se usada da maneira correta, possibilita a identificação de pontos de melhorias e desenvolvimento de produtividade.

Definição e modalidades

Por definição, concorrência é quando uma empresa possui uma linha de produtos ou serviços com a mesma faixa de preço e nicho que o seu, atuando no mesmo ponto de venda. 

A concorrência perfeita ou leal é aquela considerada por economistas como a que apresenta um maior índice de oferta e procura, exercida em conformidade com os limites da boa-fé e da lealdade sendo essencial para o desenvolvimento de um negócio. Havendo um equilíbrio entre os que participam deste mercado.

Em contrapartida, na concorrência imperfeita ou desleal, há um desequilíbrio no fator oferta-procura, de maneira que uma das partes exerça domínio sobre o mercado. 

Essa modalidade de concorrência normalmente ocorre de diversas maneiras, como por exemplo:

Monopólio: Uma única organização exerce domínio sobre um mercado, estabelecendo valores, a qualidade, a quantidade e tudo o que advir dele.

Oligopólio: O mercado é comandado por um pequeno grupo empresarial, assim como no monopólio, possuem em suas mãos todas as decisões referentes àquele mercado/produto.Monopsônio: ao contrário do monopólio, o domínio sobre o preço do item é exercido por um comprador.

Por que estimular a concorrência?

Por se tratar de um estado dinâmico do mercado, sua principal função é estimular a eficiência, a melhoria e a qualificação, com vista à maximização dos seus ganhos e ao aproveitamento de seus recursos disponíveis, perceba como os fabricantes buscam sempre produzir algo novo, com novas tecnologias.

No entanto, é importante lembrar que quando falamos em estimular, nos referimos a concorrência leal, que as empresas conquistam o mercado por seus caracteres positivos ganham, conquistam o mercado pelo melhor preço, marca, marketing, produtos e afins.

Princípio da livre concorrência

A Lei prevê no artigo 170 da Constituição Federal, o princípio da livre concorrência, o qual considera ser basilar no estabelecimento da ordem econômica, bem como, consiste na possibilidade dada a qualquer pessoa de explorar qualquer atividade econômica, sem inviabilizar a concorrência das demais pessoas ou empresas.

Diversas vantagens podem advir da prática legal dessa dinâmica como:

  • Conhecer melhor seu público alvo
  • Fazer uma análise qualitativa do seu produto
  • Investir em inovações tecnológicas
  • Investir em treinamento pessoal
  • Ampliar sua visão em diversos setores, como atendimento, marketing, produção
  • Impulsiona a implementação de ferramentas e estratégias que contribuam com a otimização da produtividade

A concorrência pode ser um excelente material de estudo nas etapas de planejamento e de gerenciamento de suas vendas, também conhecidas como “análise de mercado”. Através dela é possível identificar riscos e ou oportunidades que podem influenciar diretamente no seu negócio, considerando o que faz sentido para sua estratégia.

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?